Cerca de um milhão de pessoas devem participar amanhã da Street Parade, aqui em Zurique. A festa, que teve a primeira edição em 1992, acontece anualmente e só perde em tamanho para a Love Parade, na Alemanha. A Street Parade funciona como um Carnaval de rua, mas sem samba. Às 13 horas, começa o warm-up. Em seguida, 27 love mobiles percorrem ruas do Centro da cidade, com diferentes DJs. Há ainda os stages fixos para os artistas principais e mais de 100 afterparties depois da uma da manhã. Muita polêmica, como o abandono da Philip Morris esse ano, produzem boatos de que a festa vai acabar. São exatos 1.2 milhões de francos-suíços investidos em publicidade e na infra-estrutura da festa. Em contrapartida, ela gera 150 milhões. Um bom motivo para não acabar com ela.
Uma das principais notícias ontem no vespertino Blick am Abend, que circula todo os dias pontualmente às 16 horas, na Suíça, era sobre a enorme quantidade de estrangeiros no cantão de Zurique. Gente de 180 países vive e trabalha por aqui! A pesquisa foi dividida em duas categorias: uma para países não-europeus e outra para os pertencentes ao Velho Mundo. Na primeira categoria, o campeão é o Sri Lanka, com 5.644 pessoas. Estados Unidos vem em segundo, com 3.752. E, adivinhem para quem ficou o terceiro lugar? Sim, a medalha de bronze vai para o Brasil, com 3.520 pessoas. Os dados são oficiais, ou seja, se fossem somados os que não estão em situação regular, com certeza o número subiria. No ranking seguem ainda Tailândia (2.256), Índia (2.141), República Dominicana (1.640), China (1.277), Filipinas (1.049), Japão (976) e Tunísia (805). Já na categoria Europa, encabeça a lista a Alemanha, com nada menos que 57.486 pessoas! Em segundo a Itália, com 51.086. Sérvia em terceiro, com 37.558; e Portugal em quarto, com 18.740. Constam ainda no elenco Turquia (14.558), Macedônia (13.394), Áustria (9.948), Espanha (9.654), Croácia (7.187) e Grã-Bretanha (5.887). O total de estrangeiros totaliza 4,4% da população de Zurique. Isso faz do cantão um dos lugares mais internacionais do mundo.
Oscar F. conhece tudo de arte, é marido da luxuosa comunicadora Lydia Himmen e pai de Maria Bonita e Enzo, os dois igualmente belos. Amanhã ele abre mostra de desenhos, gravuras, objetos e telas no charmoso Chez Lui (café, bistrô francês e galeria de arte) - em Goiânia, Goiás. Exímio serígrafo, vai imprimir gravuras ao vivo para quem quiser levar a sua pra casa na hora. A festinha começa as 19 horas e vai ter som com DJ George, Henrique Jordão e Maurício Motta. A expo vai até 5 de setembro. Só não vou pois não chegaria a tempo.
Três livros ao mesmo tempo. Anotações por todos os cantos. Recortes. Post-its. Cartões. Prospectos. Catálogos. Flyers. Revistas. Jornais. Bilhetes. Fotos. Listas. E mais listas. Tudo anotado ou pendurado pela casa para um dia ver, ouvir, ler, usar, comer, fazer, sentir. Ou não.