sábado, 2 de agosto de 2008

Helen no país das maravilhas




Quarenta e cinco minutos de corrida na esteira somados ao calor de quase 30 graus me tiram o ânimo de cumprir o que prometo a mim mesma desde ontem: produzir dois textos para publicações distintas (uma daqui e outra daí). Começo a navegar sem rumo. A lembrança de ter visto uma garota de cabelos vermelho-mercurocromo me faz lembrar de Helen Bar, a blogueira que foi coqueluche em 2004. Naquele ano, a designer gráfica fez uma maravilhosa releitura de Alice no País das Maravilhas em seu fotolog. Quadro a quadro, ela reproduziu a história de Lewis Carroll. Fantasiou-se de Alice, fez auto-retratos e manipulou as imagens. O resultado é bem feito, lindo, quase lisérgico. E as fotos são acompanhadas dos respectivos trechos da obra. 

Vejo tudo de novo e não me canso. Tem Helen - na verdade a carioca Helena de Barros - de pin up e até em versão feminina de Jesus Cristo. Para cada imagem ela chega a gastar 30 horas de trabalho. Formada pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), é casada com o também designer gráfico e fotógrafo Marcellus Schnell. Visitando o fotolog que eu costumava acompanhar semanalmente deparo-me com a produção mais linda de Helen: a designer grávida. Espio ainda o site oficial de Helen. Quatro anos depois, ainda me encantam as imagens. Prova que quando o trabalho tem conceito, extrapola o modismo e resiste ao tempo.


quinta-feira, 31 de julho de 2008

O minúsculo tão maiúsculo



e. e. cummings, na verdade, Edward Estlin Cummings é um dos meus poetas prediletos por muitos motivos. Norte-americano nascido em Cambridge (Massachusetts), no ano de 1894, ele me deixou boquiaberta quando li seus poemas pela primeira vez. cummings (isso mesmo, em caixa baixa) deu de ombros para a sintaxe ao redigir seu nome e assim o fez com sua obra. Alternou maiúsculas e minúsculas, sem ortodoxia. Da mesma maneira interrompeu palavras, frases inteiras. A configuração é absurdamente original. O conteúdo, por sua vez, é tradicional. Muitas das vezes o formato é o soneto! São quase mil poemas falando de amor e natureza, principalmente. Há ainda sátiras inteligentes sobre conflitos bem urbanos. Fora os poemas existem novelas ensaios, desenhos, sketches e pinturas, como essa que ilustra o post. Adoro e tenho certeza que muita gente vai adorar também. Abaixo, uma amostrinha....


have found what you are like

 
        i have found what you are like
        the rain,
 
                (Who feathers frightened fields
        with the superior dust-of-sleep. wields
 
        easily the pale club of the wind
        and swirled justly souls of flower strike
 
        the air in utterable coolness
 
        deeds of green thrilling light
                                      with thinned
 
        newfragile yellows
 
                          lurch and.press
 
        -in the woods
                     which
                          stutter
                                 and
 
                                    sing
 
        And the coolness of your smile is
        stirringofbirds between my arms;but
        i should rather than anything
        have(almost when hugeness will shut
        quietly)almost,
                       your kiss


XADREZ!


Férias de verão me fazem andar como camelo. Economizo o dinheiro do bilhete, pego uma corzinha, me exercito e, - o que mais gosto - observo o mundo. Nessas últimas semana tenho notado a quantidade de gente usando xadrez pelas ruas. São bolsas, lenços, chapéus, bonés, xales, blusas, camisas, calças, saias (eu mesma comprei duas ontem!), tênis (não os quadriculados. Aqueles já dataram) e galochas (A chuva deu trégua desanimando-me a comprar as minhas, xadrezes, claro!)! Enfim, as vitrines têm de um tudo em xadrez.

Mas xadrez não é padronagem de inverno? Mais um conceito derrubado. O xadrez, na verdade, é muito democrático. Ninguém vai circular por aí sob um sol de 29 graus usando um xadrez Burberry, claro! Idem para os clássicos Príncipe de Gales, Pied-de-coq e Pied-de-poule, a não ser em acessórios. Mas pense no Tartan, por exemplo. Esse xadrez espanhol multi-colorido é super adequado quando em tecido leve (esse é o xadrezinho das minhas saias). Para quem não consegue lembrar, é aquela dos kilts escoceses. 

Outro xadrez muito em voga é o Vichy. Nos biquinis fica uma graça. Sexy, sexy, sexy. Se for tomara-que-caia como o a ilustração, você torna-se automaticamente uma pinup. A história dele é divertida. Usado em panos de prato e tecidos para cobrir mesas, ele saltou para as roupas de banho. Isso na França, sempre vanguarda quando se trata de moda. O xadrez é a promessa para o verão 2009 no Brasil, mas nada impede que se antecipe a tendência e desfile por aí com o seu. Enjoy!

p.s.: Antes que me esqueça dos homens: Nas bermudas ele está com tudo. Nos bonés e tênis também. Ah! Quem tem aquela velha camisa xadrez da época grunge pode resgatá-la do mundo do baú. Usada com calça ou bermuda, aberta sobre um regata branca, fica linda!


segunda-feira, 28 de julho de 2008

Os brinquedos de Anna




Daqui a mais ou menos uma semana adotarei três mocinhas, exatamente como essa do lado direito da foto. A mãe biológica das trigêmeas é Anna Flávia de Castro. Aos 17 anos, ela trabalha com Toy Art desde setembro do ano passado. "Eu via na internet e achava legal. Até que um dia mostrei pra minha mãe e ela: 'Ah, porque você não faz?'. Minha vó, uma tia e minha mãe costuram. Fui para a casa da minha avó, achei vários retalhos de resolvi testar", conta a garota, que faz o terceiro ano do Ensino Médio e quer estudar Moda. Mas como toda e qualquer pessoa de 17 anos ainda tem dúvidas sobre o que realmente quer fazer da vida. "Minha mãe fala sobre retorno financeiro e estabilidade no futuro. Me pego pensando direto se é realmente devo fazer Moda. É muito ruim ter que fazer essa escolha tão cedo, né?". É sim, Anna.

A maioria dos toys existentes no mercado são feitos em feltro. Os de Anna, contudo, são confeccionados em malha. "Dizem que o feltro é um material mais fácil de manusear e o resultado é legal também, mas nunca experimentei. Acho que fazer em malha tornou-se um diferencial do meu trabalho. Nas exposições que participo e na internet nunca encontrei nada parecido". Ela faz quase tudo à mão e quando o uso da máquina de costura se faz inevitável, conta com a ajuda da mãe. O trabalho é artesanal. Anna me conta que gastou uma tarde inteira para fazer as minhas bonequinhas. Mas ela não fica apenas nas bonequinhas. São gatinhos (lindos!), pinguins e bolas 8, entre personagens diversos, alguns criados por ela, outros não. Elegi a Lola como predileta. Não foi por acaso que encomendei logo três! O irmão dela vem por essas bandas e trará meu pedido.

Além dos toys, Anna faz aulas de desenho e prepara-se para o vestibular. Mas não deixa de participar dos eventos de toys, que acontecem regularmente no Brasil. Ela esteve, inclusive, no Kodama - em Brasília -, um dos mais expressivos do segmento. Novamente a mãe entra em ação. "Conto sempre com a ajuda dela para tudo". Assim Anna vai estudando, desenhando, costurando e apresentando seus toys ao Brasil. "É muito bom ver que há alguém que goste do objeto que você criou, que saiu da sua cabeça e que custou algumas agulhadas nos dedos e muita dedicação", comemora. E, mesmo sem muito tempo, ela investe na pesquisa. "Estou sempre pensando novos toys, modelos, panos e coleções. Então anoto tudo para poder um dia concretizar as idéias. Toy Art é isso né? Você transforma a idéia em algo concreto, no caso, de pano...". Que você continue concretizando suas idéias, Anna!

Para conhecer o trabalho dela: www.flickr.com/photos/woohoo_toys