segunda-feira, 28 de julho de 2008

Os brinquedos de Anna




Daqui a mais ou menos uma semana adotarei três mocinhas, exatamente como essa do lado direito da foto. A mãe biológica das trigêmeas é Anna Flávia de Castro. Aos 17 anos, ela trabalha com Toy Art desde setembro do ano passado. "Eu via na internet e achava legal. Até que um dia mostrei pra minha mãe e ela: 'Ah, porque você não faz?'. Minha vó, uma tia e minha mãe costuram. Fui para a casa da minha avó, achei vários retalhos de resolvi testar", conta a garota, que faz o terceiro ano do Ensino Médio e quer estudar Moda. Mas como toda e qualquer pessoa de 17 anos ainda tem dúvidas sobre o que realmente quer fazer da vida. "Minha mãe fala sobre retorno financeiro e estabilidade no futuro. Me pego pensando direto se é realmente devo fazer Moda. É muito ruim ter que fazer essa escolha tão cedo, né?". É sim, Anna.

A maioria dos toys existentes no mercado são feitos em feltro. Os de Anna, contudo, são confeccionados em malha. "Dizem que o feltro é um material mais fácil de manusear e o resultado é legal também, mas nunca experimentei. Acho que fazer em malha tornou-se um diferencial do meu trabalho. Nas exposições que participo e na internet nunca encontrei nada parecido". Ela faz quase tudo à mão e quando o uso da máquina de costura se faz inevitável, conta com a ajuda da mãe. O trabalho é artesanal. Anna me conta que gastou uma tarde inteira para fazer as minhas bonequinhas. Mas ela não fica apenas nas bonequinhas. São gatinhos (lindos!), pinguins e bolas 8, entre personagens diversos, alguns criados por ela, outros não. Elegi a Lola como predileta. Não foi por acaso que encomendei logo três! O irmão dela vem por essas bandas e trará meu pedido.

Além dos toys, Anna faz aulas de desenho e prepara-se para o vestibular. Mas não deixa de participar dos eventos de toys, que acontecem regularmente no Brasil. Ela esteve, inclusive, no Kodama - em Brasília -, um dos mais expressivos do segmento. Novamente a mãe entra em ação. "Conto sempre com a ajuda dela para tudo". Assim Anna vai estudando, desenhando, costurando e apresentando seus toys ao Brasil. "É muito bom ver que há alguém que goste do objeto que você criou, que saiu da sua cabeça e que custou algumas agulhadas nos dedos e muita dedicação", comemora. E, mesmo sem muito tempo, ela investe na pesquisa. "Estou sempre pensando novos toys, modelos, panos e coleções. Então anoto tudo para poder um dia concretizar as idéias. Toy Art é isso né? Você transforma a idéia em algo concreto, no caso, de pano...". Que você continue concretizando suas idéias, Anna!

Para conhecer o trabalho dela: www.flickr.com/photos/woohoo_toys

Um comentário:

Unknown disse...

Ah, que lindo! :}
Adorei, Andrea!
:**