sábado, 2 de agosto de 2008

Helen no país das maravilhas




Quarenta e cinco minutos de corrida na esteira somados ao calor de quase 30 graus me tiram o ânimo de cumprir o que prometo a mim mesma desde ontem: produzir dois textos para publicações distintas (uma daqui e outra daí). Começo a navegar sem rumo. A lembrança de ter visto uma garota de cabelos vermelho-mercurocromo me faz lembrar de Helen Bar, a blogueira que foi coqueluche em 2004. Naquele ano, a designer gráfica fez uma maravilhosa releitura de Alice no País das Maravilhas em seu fotolog. Quadro a quadro, ela reproduziu a história de Lewis Carroll. Fantasiou-se de Alice, fez auto-retratos e manipulou as imagens. O resultado é bem feito, lindo, quase lisérgico. E as fotos são acompanhadas dos respectivos trechos da obra. 

Vejo tudo de novo e não me canso. Tem Helen - na verdade a carioca Helena de Barros - de pin up e até em versão feminina de Jesus Cristo. Para cada imagem ela chega a gastar 30 horas de trabalho. Formada pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), é casada com o também designer gráfico e fotógrafo Marcellus Schnell. Visitando o fotolog que eu costumava acompanhar semanalmente deparo-me com a produção mais linda de Helen: a designer grávida. Espio ainda o site oficial de Helen. Quatro anos depois, ainda me encantam as imagens. Prova que quando o trabalho tem conceito, extrapola o modismo e resiste ao tempo.