sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Kultur


Música eletrônica, teatro contemporâneo, arte-mídia e cinema atual constituíram a programação da Kulturfest Itinerante. A semana de cultura contemporânea alemã acontece de 28 a 31 de agosto. Detalhe: simultaneamente em 14 cidades brasileiras. O evento é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e do Goethe-Institut, instituto oficial alemão para o intercâmbio cultural, em colaboração com importantes e engajados parceiros brasileiros. A assessoria de Comunicação em Goiânia foi feita pela super competente Lydia Himmen que, a propósito, é alemã.

Pelo mundo


  • Praga, capital da República Tcheca, é conhecida como a `cidade das cem cúpulas'. Para quem gosta de História, é um prato cheio: o patrimônio cultural é um dos mais extensos, belos e melhor conservados em toda a Europa.
  • Entre os artistas contemporâneos de Praga está o fotógrafo Jean Saudek. Sobrevivente de um campo de concentração perto da fronteira polonesa, ele vive e trabalha na cidade até hoje. Na cidade há ainda um museu com suas obras.
  • Em Zurique está localizado o restaurante vegetariano mais antigo de que se tem notícia. Trata-se do Hiltl. Ele completou nada menos que 110 anos em 2008.
  • Vegetariano também é um prato muito apreciados por vários povos asiáticos, o escorpião. Eles o fritam em óleo, a altas temperaturas, o que provoca uma reação química que neutraliza o veneno.
  • Cerca de seis milhões de pessoas visitam a torre Eiffel (foto) por ano. Projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel – para a Exposição Universal, realizada em Paris em 1889 – ela é chamada de `dama de ferro` pelos franceses.
  • Na Bulgária, balançar a cabeça para o lado quer dizer sim. Já para cima e para baixo quer dizer não. Exatamente o contrário do que praticamos.
  • Os maiores consumidores de cerveja do mundo são os tchecos. São cerca de 160 litros de cerveja por habitantes, anualmente. Os alemães vêm em segundo lugar: mais ou menos 112 litros por pessoa todos os anos.