sexta-feira, 25 de julho de 2008

Terapia em grupo




O número seis marca o romance The Jane Austen Book Club, de Karen Joy Fowler (Penguin Fiction), e que acabei de ler agorinha. O local é Sacramento, na Califórnia, Estados Unidos (Por falar em seis, a cidade faz parte da lendária Rota 66). Seis pessoas - cinco mulheres e um homem - reúnem-se durante seis meses para comentar as seis novelas da escritora inglesa. São elas: Persuasão; Mansfield Park; Orgulho e Preconceito; Emma (Minha predileta!); Razão e Sensibilidade; e Abadia de Northanger. 

O que poderia ser apenas um simples encontrinho literário vira uma espécie de terapia em grupo. Cada um exorciza seus problemas nas reuniões. O que é dissecado nos encontros reflete na prática, no dia-a-dia de cada um dos integrantes do grupo. Quem não leu as obras da autora inglesa - considerada a mais importante depois de Shakespeare - não fica a ver navios. As últimas páginas do livro foram reservadas para uma resuminho básico da cada uma.

Com fãs espalhados por todo o mundo - a maioria esmagadora do sexo feminino, é claro - Austen teve todos seus livros adaptados para o cinema. Pesquisando na web ao escrever esse texto descubro ainda que o livro que acabo de ler foi também transformado em película de mesmo nome e ainda acho um blog onde a 'proprietária' tenta seguir a mesma idéia: debater as obras da romancista. Incrível como a inglesa se mantém tão atual. Talvez porque os dramas do ser humano continuem exatamente os mesmos...

Nenhum comentário: