quinta-feira, 17 de julho de 2008

UMBRELLA





6:30. O despertador toca e olho em direção à janela: chuva! (E assim prossegue o verão alpino, mais britânico do que nunca). Café da manhã tomado, roupa escolhida, cadê o guarda-chuva? Tá ali, oras! Preto, sem graça, pendurado no cabideiro. Infelizmente, apenas nesses momentos em que ele é indispensável, lembro que gostaria de ter um, digamos, mais original. De bolinhas, xadrez, estampado, com listras ou de cor mais alegre. Na verdade já tentei. O de bolinhas, em preto e branco (e rendinhas nas bordas!) durou duas semanas. Era lindo, mas ordinário: deve ter custado no máximo uns 10 francos suíços na H & M, o que justifica a sua vida útil tão reduzida.

Guarda-chuva em punho, ganho as ruas. Não sou a única a carregar um modelo sem-gracinha. Quase todos seguram imparciais acessórios. Se não são em preto, são em azul-marinho, no máximo cinza! Ponto para algumas senhorinhas, que ostentam modelos em xadrez, florais, listrados e com estampas de bicho. 

De volta pra casa, vou ver o que encontro na internet. Nada! Em Londres, por motivos óbvios, existem centenas de lojas especializadas. Nada me agrada. Vejo as lojas online. No site Umbrellas, pode-se fazer modelos personalizados. Descubro ainda que o objeto é milenar. Desde o Egito Antigo está por aí, protegendo da chuva (e do sol, diga-se!). Dizem que até Dionísio, na Grécia, carregava o seu, pequenino como ele.

Uma hora depois, uma boa surpresa, pelo menos no quesito originalidade: o Senz Umbrella! Feito por uma empresa holandesa de mesmo nome, ele tem um design assimétrico, mais ou menos como se você estivesse enfrentando uma chuva de vento. O resultado é, no mínimo, exótico. Dizem os fabricantes que ele protege como mais eficiência, proporciona mais visibilidade e suporta ventos de até 60 quilômetros por hora - o que não estou nem um pouco interessada em saber. Custa 49,95 euros. Existe ainda a verão mini, que sai a 39,95. Estiloso, ganhou o red dot Design Award de 2007. Ainda não decidi ser uma feliz proprietária de um Senz, mas ele me conquistou com o seu conceito único. Think different!*

*Parafraseando a Apple.

Nenhum comentário: